Visita Guiada – O corpo no desenho das identidades: reflexões a partir da coleção Figueiredo Ribeiro
Visita Guiada – O corpo no desenho das identida...
Visita Guiada – O corpo no desenho das identidades: reflexões a partir da coleção Figueiredo Ribeiro
Vídeo
“O corpo no desenho das identidades: reflexões a partir da coleção Figueiredo Ribeiro” é uma exposição coletiva, pensada com obras da coleção Figueiredo Ribeiro, e integra o ciclo “O Desenho como Pensamento” patente a partir de 17 de setembro de 2025, em diferentes espaços da Universidade de Aveiro: o edifício Central e da Reitoria e a sala Hélène de Beauvoir na Biblioteca (ambos no campus) e a Casa Dr. Lourenço Peixinho, um belíssimo exemplar Arte Nova, localizado no centro histórico de Aveiro.
A Coleção Figueiredo Ribeiro, em fruição pública em Abrantes, no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, é uma das muito boas coleções privadas disponíveis em Portugal. Com mais de três milhares de peças, a coleção é representativa da criação plástica contemporânea das últimas décadas. Apresenta artistas, sobretudo nacionais, de diferentes gerações, havendo uma especial atenção à cena emergente e uma concentração de grandes núcleos de obras de artistas consagrados, representativos dos seus percursos.
Sara Maia
Portugal, 1974
Sara Maia formou-se, entre 1991 e 1997, na Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), em Lisboa, contudo, desde a primeira adolescência que revelava um talento exponencial para o desenho e para a pintura, numa linguagem figurativa altamente narrativa e por vezes de temática grotesca, que a aproxima do neoexpressionismo inglês das décadas de 1950 e 60 e, nomeadamente, de Paula Rego. Expõe, coletivamente, desde 1992 e, individualmente, desde 1...